Categories: Viagens

Visitar Madeira

Visitar a Madeira é uma entrada que lhe permitirá descobrir a Madeira e Porto Santo em poucos dias. Eu dividi a ilha da Madeira em 3 dias e o 4º para visitar Porto Santo, como sempre, pode ser feito em mais ou menos dependendo dos dias que vá estar na ilha. No meu caso, passei uma semana e estava interessado em visitar Madeira e o Porto Santo, mas também quería descansar e aproveitar a praia alguns dias.

Dia 1 – Visitar Funchal – Parte 1:

O dia 1 começamos no Parque de Santa Catarina, um belo parque com muitos lagos, jardins e vida selvagem e tem uma vista magnífica sobre o porto e cidade.

Continuamos em direção à Marina do Funchal, onde você pode alugar barcos para ver golfinhos e baleias em alto mar. Aqui encontramos uma paragem opcional para os amantes do futebol que podem visitar o Museu CR7.

Desde a Marina vamos entrar na cidade ver as ruas em paralelepípedo, e onde é possível visitar o Palácio de São Lourenço, o Museu Militar, e parar para descansar e desfrutar de um outro belo jardim, o Jardim Municipal do Funchal.

Com as forças recuperadas podemos visitar o Natural History Museu do Funchal, ver o edifício do Banco de Portugal, entrar na Catedral da Sé e ver a Câmara Municipal do Funchal.

Finalmente acabaremos no Mercado dos Lavradores, mas antes passaremos pela Ribeira de Santa Luzia. Já no Mercado dos Lavradores desfrutaremos de todos os cheiros, cores, sabores e vida que tem. Podemos provar frutas exóticas e a famosa poncha.

Banco de Portugal
Ruas de Paralelipípedos
Mercado dos Lavadrores
Camara Municipal do Funchal
Parque de Santa Catarina
Catedral da Sé

Dia 1 – Visitar Funchal – Parte 2

A segunda parte do dia começamos no Forte de São Tiago com belas vistas do mar e da praia do Funchal.

Depois da Rua de Santa María podemos ver as portas e as paredes pintadas características da zona.

Subimos no teleférico e vamos ao Jardim Tropical Monte Palace, um jardim especial, com exposições sazonais, vistas únicas da ilha e um lugar perfeito para os amantes da fotografia.

No final do jardim pode visitar a Igreja de Nossa Senhora do Monte e, se gosta de adrenalina, pode desfrutar dos Carrinhos do Monte, uma experiência única ao longo da estrada num mini-sofá com rodas guiadas por dois homens.

No caminho de volta ao Funchal, pode parar no Jardim Botânico.

Forte São Tiago
Rua Santa María
Vistas desde teleférico
Monte Palace
Carros de cestas

Dia 2 – Visitar Madeira de carro

• Praia de Machico, Rua do Leiria, 9200-085 Machico, Portugal
  • Caniçal, Portugal
  • Ponta de São Lourenço, ER109, Caniçal, Portugal
  • Miradouro da Ponta do Rosto, Near, Caniçal, Portugal
  • Porto da Cruz, Portugal
  • Casas Típicas de Santana, Sitio do Serrado, Santana, Portugal
  • Pico do Arieiro, Portugal
  • Miradouro do Curral das Freiras, Portugal

No dia 2 recolhemos o carro alugado no aeroporto e começaremos a conhecer a parte leste e nordeste da Madeira, primeira parada na Praia de Machico, praia de areia dourada sem ondas e bastante calma.

Continuamos a nossa viagem até a Ponta de São Loureço e a Ponta do Rosto, onde encontraremos vistas incríveis de falésias vertiginosas.

A próxima paragem é no Porto da Cruz, uma pequena cidade costeira e que está a caminho das casas típicas de Santana, uma imagem típica da Madeira, localizada num ambiente bonito.

De Santana chegamos ao Pico do Arieiro ao longo de uma estrada sinuosa e íngreme que sobe até 1 800m, de lá podemos fazer uma pequena trilha de caminhada pela montanha que leva ao impressionante local do Pico Ruivo para quem gosta de fotografia.

Lembre-se de levar roupas quentes porque, mesmo no verão, o tempo pode mudar de repente.

Booking.com

Dia 3 – Visitar Madeira en coche

• Grutas de São Vicente, Sítio do Pé do Passo, 9240-039 São Vicente, Portugal
  • Miradouro do Véu da Noiva, Antigo Traçado da ER101, Portugal
  • Piscinas Naturais de Porto Monìz, Rue do Forte de S. João Baptista 7A, 9270-095 Porto Moniz, Portugal
  • Miradouro da Santa, ER101 46, Porto Moniz, Portugal
  • Hotel Pico da Urze, Estreito da Calheta, Portugal
  • Pico da Urze, Portugal
  • Madalena do Mar, Portugal
  • Praia da Calheta, 9370-133 Estreito da Calheta, Portugal
  • Paúl do Mar, Portugal
  • Cabo Girão, Câmara de Lobos, Portugal

No terceiro dia vamos visitar o noroeste e oeste da ilha, começamos nas grutas de São Vicente e podemos ver a Capelinha de São Vicente junto ao mar e a estrada.

Continuamos pela estrada cheia de curvas observando todas as cascatas até chegarmos ao Miradouro do Véu da Noiva, onde podemos ver uma das poucas cascatas em que a água cai diretamente no mar, também podemos ver a antiga estrada nacional que hoje esta destruída por vários deslizamentos de terra.

Porto Moniz é outra vila pescatória bem conhecida pela sua piscina natural de água salgada, mas também podemos visitar o aquário e caminhar ao longo do seu passeio.

No caminho para o Pico da Urze temos o miradouro da Santa com as vistas para Porto Moniz e mesmo antes do Pico o Hotel Pico da Urze, característico pelos seus animais e vegetação dentro do bar e onde podemos experimentar a típica Poncha.

Madalena del Mar e Paúl del Mar são vilas de pescadores com praias rochosas, enquanto a Praia da Calheta é uma praia de areia dourada sem ondas perfeitas para tomar banho e recuperar do dia, mas numa área mais turística.

Para terminar e antes de voltar para o Funchal paragem obrigatória no Miradouro do Cabo Girão onde temos uma plataforma de vidro a 580m com vistas verticais não recomendadas para pessoas com vertigens.

Dia 4 – Visitar Porto Santo

• Miradouro da Portela no Porto Santo, Est. Carlos P. Vasconcelos Santo, Portela, Portugal
  • Miradouro do Pico Castelo, Pico do Santo, Portugal
  • Quinta das Palmeiras, Porto Santo, Portugal
  • Ponta Da Calheta, Porto Santo, Portugal
  • Casa de Cristóvão Colombo, Travessa da Sacristia, 2-4, 9400-176 lha De Porto Santo, Portugal

Para visitar o Porto Santo a partir do Funchal existe um ferry, o Lobo Marinho, que faz várias viagens ao longo do dia. Eu comprei a primeira viagem pela manhã e a última viagem possível de regresso.

O barco Lobo Marinho tem capacidade para 1150 passageiros e 145 carros, faz a viagem entre as duas ilhas em duas horas e 20 minutos.

A viagem é confortável e agradável, e o navio oferece bares, restaurante, sala de jogos, cinema, área de entretenimento infantil, tabacaria, loja de presentes e uma área de primeira classe.

Eu recomendo começar e terminar a viagem de manhã no convés principalmente para os amantes da fotografia.

Você pode observar golfinhos e baleias e as vistas da ilha são lindas.

Com o bilhete do navio estava incluída uma excursão pela ilha em furgoneta, a empresa vai buscá-lo na saída do navio, levá-lo para ver a ilha, os miradouros, o mini zoo Quinta das Palmeiras, praias paradisíacas como a Ponta da Calheta e no final do dia recolhem-no no centro do Porto Santo para levá-lo de volta ao navio.

Booking.com

Informação adicional

Nos outros dias resolvi sair em busca de praias perto do hotel e fazer uma mini rota. Encontrei na zona do hotel muitos clubes de praia conectados por túneis e uma praia de areia preta muito agradável.

Para comer, o típico da Madeira é a espetada de carne e o bolo do caco, para beber a poncha e o doce de mel e nozes.

Contacte-me se tiver alguma dúvida ao visitar a Madeira e o Porto Santo:

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, pode contactar-me por correio electrónico para info@gustavosoaresmota.com  ou a partir do separador de contacto clicando aquí.

Gsoaresmota

Gustavo Soares Mota informático, treinador de basquetebol, adoro viajar e tudo o que esteja relacionado com a tecnología. Apresento o meu novo projeto #Basketic, gustavosoaresmota.com é um espaço online onde poderás encontrar, ver, recordar e reviver os bons momentos que o basquetebol aporta no meu dia a dia; jogos, viagens, treinos, crónicas, jogadores, equipas… Tudo associado à tecnología digital (criação de páginas web, SEO, SEM, Administração de servidores…)

Published by
Gsoaresmota

Recent Posts

Visitar Barcelona em 3 dias

Recomendações Para visitar Barcelona em 3 dias, começarei por fazer umas pequenas recomendações. Chegar do…

5 anos ago

Visitar Porto em 3 dias

Mosteiro da Serra do Pilar Criei visitar Porto em 3 dias porque muitos amigos de…

Entrevista para Zona de Bàsquet

Aqui está a entrevista que fiz para Zonadebasquet.com, uma página importante sobre as ligas da…

5 anos ago

2017-2018 Club Estudiantes Lugo Equipo EBA

Jogadores: Bases: Andrés Corral, Marcos Ruiz, Joan Bartomeu (Nacional), Francisco Lopez (Nacional), Iago Fernandez (Junior)…

6 anos ago

Entrevista para a web de Club Estudiantes Lugo

Depois de um bom começo no campeonato, queríamos conversar com Gustavo Soares, treinador da equipa…

2016-2017 Club Estudiantes Lugo EBA

Jogadores Bases: Andrés Corral y Marcos Ruiz Extremos: Roberto Abuín, Adrián López, Pablo Córdoba, Iker…