Entrevistas

Entrevista para a web de Club Estudiantes Lugo

Depois de um bom começo no campeonato, queríamos conversar com Gustavo Soares, treinador da equipa da Liga EBA do Club Estudiantes Lugo, para que nos dê a sua opinião sobre a equipa e a competição.

Como avalia a época da equipa depois de 16 jornadas (quarto lugar com 9V-7D)?

Desportivamente, acredito que estamos cumprindo com os objetivos que nos propusemos no inicio da época.

Como equipa filial do Breogán todos os nossos jogadores estiveram presentes desde a pré-época nos jogos e treinos da primeira equipa, estamos ajudando diariamente nos seus treinos e jogos para que eles sempre tenham o número de jogadores que Natxo Lezcano precisa e o feedback que recebemos do corpo técnico é muito positivo.

Como equipa de formação, todos os jogadores melhoraram técnica e taticamente, jogam muitos minutos no campeonato da liga EBA e contribuem constantemente nos treinos da equipa de Leb Oro. Também para que a nossa formação acredite no trabalho diário, incorporamos na dinâmica da equipa 5 juniores, estão aproveitando a oportunidade de competir diariamente nos treinos e também estão a ter minutos em jogos da equipa da liga EBA e de primeira nacional.

Competitivamente, penso que esta primeira parte da temporada foi um pouco irregular, ganhamos a rivais da parte alta da classificação e perdemos contra rivais teoricamente mais fracos.

Foi difícil para nós o inicio da liga porque perdemos 5 jogadores importantes no ano passado o que nos obrigou (clube, corpo técnico e jogadores) a reinventar-se mais uma época.

Este ano, como o anterior, as contratações foram de acordo com os pedidos do corpo técnico do Breogán em conjunto com o nosso clube com a ideia de completar as duas equipas em posições onde havia menos jogadores e onde eles seriam necessários nos treinos.

Na pré-época chegou José Antonio (um jogador que já conhecíamos por ter jogado aqui e que foi considerado um dos 10 melhores jogadores da liga EBA por Zona Basquet pelos números que fez em León no ano passado) e Bartomeu (que veio de Mallorca tendo jogado com Marcos Polo e Javier Beltrán na equipa dos nossos amigos do clube CB La Salle).

Com a equipa por completar, conseguimos qualificar-nos para a final da Taça da Galiza.

A equipa só se completou com a chegada de Rimantas e Mor na quarta jornada da liga e isso fez-nos mudar a nossa maneira de jogar e dedicar muito tempo à integração desses dois jogadores que sabíamos que seriam importantes no grupo a largo prazo.

Todas essas mudanças na dinâmica e na forma de jogar levaram a resultados menos bons, mas uma experiência muito positiva, já que melhoramos individualmente em situações táticas e ficamos uma equipa mais competitiva e coesa, o resultado é uma série de 4 vitórias consecutivas nos últimos jogos e um balance 9-7.

Que é o que mais te está a surpreender esta época?

Esta época estou surpreendido com o nível da liga, as equipas reforçaram-se, o número de jogadores nacionais e estrangeiros com talento aumentou muito o que igualou as equipas e entre as posições que permitem ir a fase de subida e de descida de divisão existem apenas 3 vitórias. Acho que isso faz com que os jovens jogadores melhorem mais rapidamente, já que não há equipas fracas na liga. Todos os dias são de responsabilidade máxima, todos podemos ganhar e todos podemos perder, e duas derrotas seguidas colocam a equipa em postos de descenso enquanto duas vitorias seguidas deixam-te nesse terceiro posto para lutar pela subida.

Até agora jogaram 16 jogadores nos jogos da equipa EBA, 4 deles juniores. Como valorizas a participação dos jovens e a importância dessa competição no seu desenvolvimento pessoal?

A equipa EBA tem apenas 8 licenças e desde o início planificamos uma equipa pequena para abrir portas a todos os jogadores interessados ​em trabalhar e crescer, sejam juniores ou jogadores seniores da equipa da liga primeira nacional que querem estar em duas dinâmicas porque gostam de basquetebol ou porque pretendem tentar ser jogadores profissionais.

Jogaram 4 juniores com EBA mas estiveram na dinâmica de treinos 5 juniores, um deles ao ser de primeiro ano preferimos que jogue na equipa de primeira nacional para que possa ter muitos minutos. Para mim e para o clube, é muito importante ter juniores na dinâmica sénior e que eles tenham oportunidades.

Além dos minutos jogados (todos tiveram oportunidades) a experiência de treinar alguns dias da semana com EBA e até mesmo com Breogán faz com que compitam contra rivais mais experientes e mais físicos do que os que vão encontrar na liga júnior, preparando-os melhor para os jogos e para o seu futuro como jogadores.

Isto também é positivo para os jogadores seniores que precisam estar alerta e serem competitivos no trabalho diário, a dinâmica de treino é muito melhor com a presença desses jogadores.

Esta época também estiveram em dinâmica vários jogadores da equipa de primeira nacional que gostam muito de basquetebol e que nos ajudam a treinar, completam a convocatória e tem as suas oportunidades.

O que esperas daqui até ao final da época?

A segunda parte da época é uma incerteza muito grande, todas as equipas estão a perder jogadores importantes para ligas mais importantes e outras equipas estão a reforçar-se com jogadores com talento (Kevin de Ponferrada foi para a primeira liga da Finlândia, o nosso jogador Marcos Ruiz assinou em Ponferrada para acabar os estudos, ou por exemplo o nosso último rival que perdeu um americano no Natal).

Manteremos o nosso objetivo de treinar e desenvolver jogadores e continuaremos ajudando o Breogán. Deportivamente o objetivo é não descer (descen 6 de 16) mas agora nos vemos na 4ª posição a uma vitória do terceiro lugar e temos a ilusão de alcançar essa fase de promoção à que não fomos no ano passado por uma vitória, sabemos que faltam 14 jogos e que todos podemos ganhar e perder com todos, vamos jogo a jogo e rival a rival.

Pode ver a entrevista completa clicando aqui.

Gsoaresmota

Gustavo Soares Mota informático, treinador de basquetebol, adoro viajar e tudo o que esteja relacionado com a tecnología. Apresento o meu novo projeto #Basketic, gustavosoaresmota.com é um espaço online onde poderás encontrar, ver, recordar e reviver os bons momentos que o basquetebol aporta no meu dia a dia; jogos, viagens, treinos, crónicas, jogadores, equipas… Tudo associado à tecnología digital (criação de páginas web, SEO, SEM, Administração de servidores…)

Share
Published by
Gsoaresmota

Recent Posts

Visitar Barcelona em 3 dias

Recomendações Para visitar Barcelona em 3 dias, começarei por fazer umas pequenas recomendações. Chegar do…

5 anos ago

Visitar Madeira

Visitar a Madeira é uma entrada que lhe permitirá descobrir a Madeira e Porto Santo…

5 anos ago

Visitar Porto em 3 dias

Mosteiro da Serra do Pilar Criei visitar Porto em 3 dias porque muitos amigos de…

5 anos ago

Entrevista para Zona de Bàsquet

Aqui está a entrevista que fiz para Zonadebasquet.com, uma página importante sobre as ligas da…

5 anos ago

2017-2018 Club Estudiantes Lugo Equipo EBA

Jogadores: Bases: Andrés Corral, Marcos Ruiz, Joan Bartomeu (Nacional), Francisco Lopez (Nacional), Iago Fernandez (Junior)…

6 anos ago

2016-2017 Club Estudiantes Lugo EBA

Jogadores Bases: Andrés Corral y Marcos Ruiz Extremos: Roberto Abuín, Adrián López, Pablo Córdoba, Iker…

7 anos ago