Visitar a Madeira é uma entrada que lhe permitirá descobrir a Madeira e Porto Santo em poucos dias. Eu dividi a ilha da Madeira em 3 dias e o 4º para visitar Porto Santo, como sempre, pode ser feito em mais ou menos dependendo dos dias que vá estar na ilha. No meu caso, passei uma semana e estava interessado em visitar Madeira e o Porto Santo, mas também quería descansar e aproveitar a praia alguns dias.

Dia 1 – Visitar Funchal – Parte 1:

O dia 1 começamos no Parque de Santa Catarina, um belo parque com muitos lagos, jardins e vida selvagem e tem uma vista magnífica sobre o porto e cidade.

Continuamos em direção à Marina do Funchal, onde você pode alugar barcos para ver golfinhos e baleias em alto mar. Aqui encontramos uma paragem opcional para os amantes do futebol que podem visitar o Museu CR7.

Desde a Marina vamos entrar na cidade ver as ruas em paralelepípedo, e onde é possível visitar o Palácio de São Lourenço, o Museu Militar, e parar para descansar e desfrutar de um outro belo jardim, o Jardim Municipal do Funchal.

Com as forças recuperadas podemos visitar o Natural History Museu do Funchal, ver o edifício do Banco de Portugal, entrar na Catedral da Sé e ver a Câmara Municipal do Funchal.

Finalmente acabaremos no Mercado dos Lavradores, mas antes passaremos pela Ribeira de Santa Luzia. Já no Mercado dos Lavradores desfrutaremos de todos os cheiros, cores, sabores e vida que tem. Podemos provar frutas exóticas e a famosa poncha.

Dia 1 – Visitar Funchal – Parte 2

A segunda parte do dia começamos no Forte de São Tiago com belas vistas do mar e da praia do Funchal.

Depois da Rua de Santa María podemos ver as portas e as paredes pintadas características da zona.

Subimos no teleférico e vamos ao Jardim Tropical Monte Palace, um jardim especial, com exposições sazonais, vistas únicas da ilha e um lugar perfeito para os amantes da fotografia.

No final do jardim pode visitar a Igreja de Nossa Senhora do Monte e, se gosta de adrenalina, pode desfrutar dos Carrinhos do Monte, uma experiência única ao longo da estrada num mini-sofá com rodas guiadas por dois homens.

No caminho de volta ao Funchal, pode parar no Jardim Botânico.

Dia 2 – Visitar Madeira de carro

  • Praia de Machico, Rua do Leiria, 9200-085 Machico, Portugal
  • Caniçal, Portugal
  • Ponta de São Lourenço, ER109, Caniçal, Portugal
  • Miradouro da Ponta do Rosto, Near, Caniçal, Portugal
  • Porto da Cruz, Portugal
  • Casas Típicas de Santana, Sitio do Serrado, Santana, Portugal
  • Pico do Arieiro, Portugal
  • Miradouro do Curral das Freiras, Portugal

No dia 2 recolhemos o carro alugado no aeroporto e começaremos a conhecer a parte leste e nordeste da Madeira, primeira parada na Praia de Machico, praia de areia dourada sem ondas e bastante calma.

Continuamos a nossa viagem até a Ponta de São Loureço e a Ponta do Rosto, onde encontraremos vistas incríveis de falésias vertiginosas.

A próxima paragem é no Porto da Cruz, uma pequena cidade costeira e que está a caminho das casas típicas de Santana, uma imagem típica da Madeira, localizada num ambiente bonito.

De Santana chegamos ao Pico do Arieiro ao longo de uma estrada sinuosa e íngreme que sobe até 1 800m, de lá podemos fazer uma pequena trilha de caminhada pela montanha que leva ao impressionante local do Pico Ruivo para quem gosta de fotografia.

Lembre-se de levar roupas quentes porque, mesmo no verão, o tempo pode mudar de repente.

Booking.com

Dia 3 – Visitar Madeira en coche

  • Grutas de São Vicente, Sítio do Pé do Passo, 9240-039 São Vicente, Portugal
  • Miradouro do Véu da Noiva, Antigo Traçado da ER101, Portugal
  • Piscinas Naturais de Porto Monìz, Rue do Forte de S. João Baptista 7A, 9270-095 Porto Moniz, Portugal
  • Miradouro da Santa, ER101 46, Porto Moniz, Portugal
  • Hotel Pico da Urze, Estreito da Calheta, Portugal
  • Pico da Urze, Portugal
  • Madalena do Mar, Portugal
  • Praia da Calheta, 9370-133 Estreito da Calheta, Portugal
  • Paúl do Mar, Portugal
  • Cabo Girão, Câmara de Lobos, Portugal

No terceiro dia vamos visitar o noroeste e oeste da ilha, começamos nas grutas de São Vicente e podemos ver a Capelinha de São Vicente junto ao mar e a estrada.

Continuamos pela estrada cheia de curvas observando todas as cascatas até chegarmos ao Miradouro do Véu da Noiva, onde podemos ver uma das poucas cascatas em que a água cai diretamente no mar, também podemos ver a antiga estrada nacional que hoje esta destruída por vários deslizamentos de terra.

Porto Moniz é outra vila pescatória bem conhecida pela sua piscina natural de água salgada, mas também podemos visitar o aquário e caminhar ao longo do seu passeio.

No caminho para o Pico da Urze temos o miradouro da Santa com as vistas para Porto Moniz e mesmo antes do Pico o Hotel Pico da Urze, característico pelos seus animais e vegetação dentro do bar e onde podemos experimentar a típica Poncha.

Madalena del Mar e Paúl del Mar são vilas de pescadores com praias rochosas, enquanto a Praia da Calheta é uma praia de areia dourada sem ondas perfeitas para tomar banho e recuperar do dia, mas numa área mais turística.

Para terminar e antes de voltar para o Funchal paragem obrigatória no Miradouro do Cabo Girão onde temos uma plataforma de vidro a 580m com vistas verticais não recomendadas para pessoas com vertigens.

Dia 4 – Visitar Porto Santo

  • Miradouro da Portela no Porto Santo, Est. Carlos P. Vasconcelos Santo, Portela, Portugal
  • Miradouro do Pico Castelo, Pico do Santo, Portugal
  • Quinta das Palmeiras, Porto Santo, Portugal
  • Ponta Da Calheta, Porto Santo, Portugal
  • Casa de Cristóvão Colombo, Travessa da Sacristia, 2-4, 9400-176 lha De Porto Santo, Portugal

Para visitar o Porto Santo a partir do Funchal existe um ferry, o Lobo Marinho, que faz várias viagens ao longo do dia. Eu comprei a primeira viagem pela manhã e a última viagem possível de regresso.

Lobo Marinho

O barco Lobo Marinho tem capacidade para 1150 passageiros e 145 carros, faz a viagem entre as duas ilhas em duas horas e 20 minutos.

A viagem é confortável e agradável, e o navio oferece bares, restaurante, sala de jogos, cinema, área de entretenimento infantil, tabacaria, loja de presentes e uma área de primeira classe.

Eu recomendo começar e terminar a viagem de manhã no convés principalmente para os amantes da fotografia.

Você pode observar golfinhos e baleias e as vistas da ilha são lindas.

Com o bilhete do navio estava incluída uma excursão pela ilha em furgoneta, a empresa vai buscá-lo na saída do navio, levá-lo para ver a ilha, os miradouros, o mini zoo Quinta das Palmeiras, praias paradisíacas como a Ponta da Calheta e no final do dia recolhem-no no centro do Porto Santo para levá-lo de volta ao navio.

Booking.com

Informação adicional

Nos outros dias resolvi sair em busca de praias perto do hotel e fazer uma mini rota. Encontrei na zona do hotel muitos clubes de praia conectados por túneis e uma praia de areia preta muito agradável.

Para comer, o típico da Madeira é a espetada de carne e o bolo do caco, para beber a poncha e o doce de mel e nozes.

Contacte-me se tiver alguma dúvida ao visitar a Madeira e o Porto Santo:

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, pode contactar-me por correio electrónico para info@gustavosoaresmota.com  ou a partir do separador de contacto clicando aquí.